Foto: Thays Ceretta (Diário)
Uma das mais tradicionais escolas estaduais de Santa Maria aderiu ao dia de greve geral. Conforme a diretora do Colégio Manoel Ribas, Rosângela Maria de Freitas, os alunos procuraram a direção ontem e pediram para se manifestar em frente ao portão da escola nesta manhã.
- Inicialmente a ideia era fazer períodos reduzidos, mas decidimos atender ao pedido dos alunos para não ter embates. Com isso, não teve aula na escola nesta sexta-feira - explicou a diretora.
Com faixas, cartazes e vestidos de preto, os alunos se uniram aos professores para protestar contra a Reforma da Previdência e por melhorias na educação.
A estudante Manuela Seixas, 17 anos, do 3º ano do Ensino Médio, falou sobre a participação dela e dos colegas no protesto. Ouça no link abaixo:
A comunidade escolar no Colégio Manoel Ribas realizou uma passeata nas proximidades da escola:
Conforme os manifestantes, a intenção é participar dos atos de protesto na Praça Saldanha Marinho às 14h e às 16h de hoje.
OUTRAS ESCOLAS
O Diário entrou em contato com as outras grandes escolas estaduais de Santa Maria.
- Maria Rocha e Olavo Bilac _ Aulas acontecem normalmente
- Cícero Barreto e Coronel Pillar _ Aulas foram suspensas, mas não há manifestações
- Instituto Federal Farroupilha (IFFar) _ Uma notificação do Sindicato dos Servidores Docentes e Técnicos-Administrativos avisou a direção que a maioria dos docentes irá paralisar. Por volta das 14h, haverá uma manifestação em frente à reitoria, na Alameda Santiago do Chile, no Bairro Dores
- Cilon Rocha e Professora Maria Rocha - As escolas não atenderam às ligações do Diário. Ao passar pelas escolas, o Diário constatou que ambas estavam fechadas, sem nenhuma movimentação
ESCOLAS MUNICIPAIS
Em relação às atividades nas escolas da rede municipal, quatro instituições de ensino oficializaram a paralisação das atividades nesta sexta-feira junto à Secretaria de Educação, informando as datas de recuperação do dia letivo. Porém, cada escola tem autonomia para definir as atividades. Escolas que comunicaram a paralisação:
- EMEF Zenir Aita
- EMEI Montanha Russa
- Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (EMAI)
- EMEF Reverendo Alfredo Winderlich
*Colaboraram: Leonardo Catto, Mayara Souto, Janaila Wille e Thays Ceretta